Projeto


Projeto: Conhecendo os animais de Jardim

Escola: E.M. Professora Coraly de Souza Freire
Componentes do Grupo: Gislaine, Mary e Silvana
Área: Meio Ambiente
Turma: 2º ano
Duração: Dois meses

A educação ambiental é muito importante porque ensina-nos a saber ser perante ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre as questões ambientais e a ter consciência ambiental, isto é, estarmos conscientes de que temos que cuidar do meio ambiente como um bem precioso que é bastante frágil.
O uso de computadores no processo de ensino aprendizagem pode contribuir com o ensino fazendo com que os alunos se interessem mais pelo aprendizado, associando o mundo que eles já bem conhecem com o que apreende em sala de aula, o que tornaria muito mais fácil e divertido aprender.

Problema

Ao analisar o ambiente de aprendizagem percebeu que as crianças desta fase são muito curiosas e gostam de atividades ao ar livre.
Sabemos que os animais sempre despertaram o interesse natural das crianças em qualquer lugar, seja no pátio da escola, em casa, na rua ou em sala de aula, quando encontram uma formiga, por exemplo, deixam tudo que estão fazendo para observá-la. Nestas observações surgem sempre curiosidades e questionamentos que até mesmo a mim chama a atenção e o interesse em descobrir. Será que a formiga bebe água? A minhoca tem dentes? Entre outras questões são algumas destas curiosidades.
Animais também estão continuamente presentes no cotidiano das crianças em histórias, desenhos animados, músicas e jogos e possuem também importante papel na formação da identificação de suas vivências pessoais e sociais. O projeto levará o aluno a problematizar questões, fazer correlações entre diversos animais com seu ambiente ampliando seu conhecimento com atividades variadas e lúdicas para que tenham prazer em aprender, além de desenvolver o amor pelos animais e pelo meio ambiente.

Justificativa

            Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.

Objetivos

·      Compreender a importância dos animais para nosso meio ambiente e o amor pelos mesmos.
·          Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
·         Discutir a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente.
·        Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.
·         Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

O trabalho será iniciado com uma pesquisa na escola sobre os tipos de “bichinhos”, onde os alunos podem encontrá-los e o que eles fazem na natureza, depois os alunos irão desenhar os bichinhos que eles conhecem e procurar escrever as letras iniciais dos nomes dos bichinhos. 
Será apresentado aos alunos imagens de animais e os locais em que eles vivem.

Fotos: Répteis e Anfíbios




           
Fotos: Insetos






 Fotos: Pássaros



 Em um segundo momento, procuraremos em observar os animais que existem no jardim (neste caso na praça). Assim procuraremos orientar os alunos para tomarem cuidado com alguns animais que podem ser nocivos, limitando-se, portanto apenas a observação dos hábitos alimentares, sociais e dos locais onde cada animal prefere ficar; a saber, nas copas das plantas, no solo ou em baixo dele.
Também se construirá um Borboletário, onde as crianças presenciarão a metamorfose da borboleta.
Durante a duração do Projeto os alunos utilizaram de diversos tipos de textos, computadores, biblioteca, data show, DVD, radio, máquina fotográfica e outros recursos.
No decorrer do projeto procuraremos observar o envolvimento das crianças nas atividades. A observação pode ser norteada por meio das questões: as crianças se interessam pelo tema proposto? Conseguem relatar o que aprenderam? Fizeram as atividades com entusiasmo e participação? 

Vídeo: Vida de Inseto
Avaliação


A avaliação será feita através do interesse do aluno, num processo contínuo.