quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo

Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação.

Título do Projeto: Contos e Encantos
Professor(s): Mary, Juliana, Marilene, Gislaine
Escola: E.M. Professora Coraly de Souza Freire
Disciplina(s): Língua Portuguesa, Artes, História e Ciências
Turma/classe: 2º Anos
Duração prevista para o projeto: Dois meses

Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto? Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança? Há outros temas em estudo pelos alunos?
R: Sim, realizamos até este momento a leitura dos clássicos infantis, produção de textos coletivos, reescrita do final dos contos, conhecer os contos clássicos ouvindo e assistindo pelo computador, visita à biblioteca para leitura dos contos, roda de leitura na sala de aula e produção de cartaz de pregas com a história dos Três Porquinhos

Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto? Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC? Há integração entre eles?
R: Todas as disciplinas que estão envolvidas no Projeto e vem sendo trabalhadas, procuramos desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo a tecnologia integrada, assim os alunos conhecem os contos a serem trabalhados na sala de informática e em sala de aula complementam a aprendizagem.

Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento? Por que isso ocorreu?
R: Sim, as crianças tem demonstrado interesse pelos conteúdos trabalhados, desenvolvido a leitura e melhorado a escrita, isto pode ser constatado nas atividades diárias.

Entre as ações previstas, quais foram realizadas? Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto?
R: Durante as aulas os alunos estão lendo os contos clássicos, reescrevendo-os e desenvolvendo nas aulas de informática atividades relativas ao tema. Também neste período os alunos pintaram livrinhos e fizeram dedoches dos Três Porquinhos.

Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC? Quais estratégias foram utilizadas para superá-las? Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por quê? O que foi feito no lugar das ações não realizadas?
R: A dificuldade encontrada por nós foi o tempo que está sendo muito apertado para realizar todas as atividades.

Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, porque não foram usados?
R: Sim utilizamos desenhos, filmes, histórias, folhas com desenhos impressos e mural para história.

Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas tecnologias? O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas?
R: DVD, Data-Show, TV e computador. A tecnologia foi utilizada como forma de aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?
R: Com esse Projeto as crianças aprenderam sobre meio ambiente, confiança, solidariedade, além da importância da leitura e da escrita para a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário