Aula de informática

Utilizando o Paint para construir um cenário

JUSTIFICATIVA:

Em face ao grande número de tecnologia disponível como auxiliar na preparação das aulas, a facilidade que os alunos têm de aprender e manusear recursos multimídias numa forma de cooperar no processo da aprendizagem, esse mini projeto foi desenvolvido.
O uso de computadores no processo de ensino aprendizagem pode contribuir com o ensino fazendo com que os alunos se interessem mais pelo aprendizado, associando o mundo que eles já bem conhecem com o que apreende em sala de aula, o que tornaria muito mais fácil e divertido aprender.

OBJETIVOS:

GERAL:

Utilizar os recursos da informática na educação como mediador no desenvolvimento da aprendizagem.

ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver habilidades de raciocínio lógico, percepção, coordenação motora, agilidade, etc.
·         Utilizar o computador na escola como ferramenta que venha a auxiliar pedagogicamente o desenvolvimento do aluno.
·         Usar a construção de figuras para promover o respeito ao meio ambiente.
·         Exercitar a imaginação.

METODOLOGIA:

As crianças utilizaram as formas geométricas com o intuito de construir um cenário sobre o “Dia da árvore”. Através do Paint as crianças procuraram desenhar uma árvore, um sol e nuvem.
Utilizando todos os recursos disponíveis irão pintar e escrever o nome de cada um em seu desenho. A professora irá auxiliar instruindo na forma de usar os recursos.

AVALIAÇÃO:

·         Verificar agilidade motora para desenhar as figuras.  
·         Verificar a criatividade.
·         Verificar o interesse de cada aluno pelo assunto proposto.  

RECURSOS:

Sala de informática e o Paint

FOTOS DA AULA











RELATÓRIO SOBRE A AULA

Os alunos vieram para a sala de informática juntamente com a professora. Na sala de aula a professora havia feito uma breve explicação sobre a proposta que seria desenvolvida na sala de informática.
Ao chegar à sala de informática os alunos esperaram para que a instrutora preparasse as maquinas com o programa a ser usado, depois a professora tornou a explicar sobre a proposta a ser desenvolvida, que consistia em fazer um cenário sobre o Dia da árvore utilizando os recursos do Paint.
A princípio os alunos sentiram dificuldades em conseguir realizar a atividade proposta, pois não tinham tanto conhecimento sobre o programa, e também não dominavam o mouse para efetuar as tarefas.
Durante a aula a professora procurou auxiliar cada aluno individualmente. Mesmo a professora tendo explicado antes todos os recursos que poderiam ser utilizados para realizar a tarefa, alguns alunos acabavam se esquecendo onde ficava esses itens, precisando a professora relembrar a eles sobre essas possibilidades.
Alguns alunos conseguiram fazer um belo cenário sobre o tema, porém a maioria ficou apenas com o circulo da copa da árvore, adoraram a borracha que acabaram usando o tempo todo. Houve alunos que nem percebeu o banco de cores.
Ao final da aula percebemos que metade da sala havia conseguido realizar as tarefas, a maioria dos que não conseguiram ficaram dispersos.
Com aqueles que realizaram a tarefa foi pedido que escrevessem o nome e os desenhos foram salvos.
De volta na sala de aula a professora constatou que a maioria dos alunos que haviam conseguido realizar a tarefa possuía maior contato com computador, em casa ou em Lan Hause, enquanto os outros, na maioria das vezes apenas têm contato com o computador na escola.