Currículo




O currículo é o projeto que aponta os caminhos e determina os objetivos da educação escolar, desse modo propõe um plano de ação adequado às intenções primeiras sejam alcançadas.
Em um currículo pressupõe apontar tudo aquilo que se pretende ensinar de um universo de diversidade curricular enorme. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
"O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações"  (SACRISTÁN, 2000, p. 46).
Ao organizar um currículo através de projetos favorece a interdisciplinaridade, a contextualização, a comunicação e o aprendizado, na medida em que o aluno passa ser o construtor de sua aprendizagem e tem o professor como um parceiro e mediador do aprendizado. Assim, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
O uso da tecnologia na construção de um projeto facilita o aprendizado promovendo uma nova visão da questão a ser estudada, aprimorando a relação escola-aluno-professor, privilegiado de integração social, ligada a outros espaços de produção de conhecimentos.
O uso das novas tecnologias pode proporcionar o desenvolvimento de ações em prol da transformação individual e social, além da identificação do currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000:119-148.