O que é Wikipédia?


A palavra wiki pertence aos termos usados na linguagem dos nativos das ilhas do Havaí, e significa rápido, veloz. No entanto ela passou a ser também empregada em um sentido técnico, para descrever uma maneira de construir conhecimento, de forma coletiva, em certos ambientes disponibilizados na internet.
Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:O_que_%C3%A9_um_wiki)
No nome Wikipédia surgiu da junção do nome wiki mais a palavra enciclopédia. O Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, que pode ser escrita por qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, que colaboram voluntariamente, com diversos assuntos.
No Wikipédia existem assuntos nos quis qualquer pessoa pode colaborar para enriquecê-lo, claro que aquilo que será escrito é analisado para ver se é condizente, de acordo com as normas do Wikipédia.  
Hoje no mundo inteiro o Wikipédia tornou-se uma fonte de confrontação de dados e uma enciclopédia de pesquisa muito utilizada pelos estudantes, contudo é importante utilizá-la com parcimônia, pois nem tudo que está editado lá tem comprovação com verídico.
O Wikcionário é um projeto colaborativo é feito por usuários que o acessam e ajudam a construí-lo que pretende criar um dicionário com palavras em todos os idiomas e que abrange etimologia, pronúncia, traduções.
O conteúdo do wikcionário também é livre e descreve todas as palavras em vários idiomas, servindo como uma ferramenta de pesquisa, onde os artigos podem ser alterados e modificados por qualquer pessoa que tenha acesso ao site.