ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSORA CORALY DE SOUZA FREIRE
GISLAINE
ALVES DOMINGUES VIGANÓ
JULIANA
UNTI
MARILENE
TIBURCIO ANTONANGELO
MARY
CRISTINA DE LIMA MENDES
PROJETO CONTOS E
ENCANTOS
SALTO
GRANDE
2012
INTRODUÇÃO
O
trabalho com contos apresenta aos alunos uma oportunidade de aprender através
do imaginário infantil. Toda criança já ouviu algum conto e conhece de memória
alguma história de sua preferência.
A
leitura faz parte do cotidiano escolar, sendo que a leitura freqüente ajuda a
criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da
escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.
A alfabetização deve ser concebida
como um processo social, que envolve um conjunto de práticas comunicativas.
Neste sentido, a educação deve ser um
momento de prazer, onde o educador valorize as experiências e a criatividade do
educando. O saber dizer e o saber fazer são praticados e aprendidos em meio aos
interesses da vida da criança, de modo, muitas vezes lúdico, desafiador,
construtor de hipóteses e significados.
O Projeto Contos
e Encantos têm por finalidade despertar no aluno o gosto pela
leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler,
resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade
interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos. A Literatura Infantil é um
caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de
forma prazerosa e significativa.
JUSTIFICATIVA
Ouvir
histórias infantis lidas por adultos, manusear livros, ler para outros colegas
são alguns fatores que estimulam e despertam nos alunos o gosto pela leitura e
são atividades que devem ser entendida na escola, como construção de significados.
Conhecendo as reais dificuldades de interpretação
de textos, o pouco hábito de leitura e as dificuldades de ler observados na
sala de aula, criou-se esse projeto, com finalidade de despertar o interesse
pela boa literatura e o conhecimento dos nossos autores. Com isso, levando o
aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o prazer da leitura,
criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao
seu modo de vida.
OBJETIVOS
GERAL
·
Propiciar de
forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela
leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.
ESPECÍFICOS
·
Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
·
Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
·
Conhecer e desenvolver nas
crianças as competências da leitura e da escrita;
·
Valorizar os contos literários.
PÚBLICO
ALVO
·
2º Anos
DESENVOLVIMENTO
A
leitura é algo imprescindível para a aprendizagem da criança, por isso o
incentivo a leitura deve começar desde cedo, primeiro pela família, depois pela
escola.
A
criança aprende por estímulos e exemplos, por tanto, além de oferecer leitura o
professor deve demonstrar o gosto pela leitura, ser um leitor árduo e
apaixonado, assim será mais fácil para ele despertar o interesse de seus alunos
pela leitura.
Desse
modo, durante este Projeto será realizadas as seguintes atividades:
·
Leitura dos clássicos infantis;
·
Produção de textos coletivos;
·
Reescrita do final dos contos;
·
Conhecer os contos clássicos ouvindo e
assistindo pelo computador;
·
Visita à biblioteca para leitura dos contos;
·
Roda de leitura na sala de aula;
·
Produção de cartaz de pregas com a história
dos Três Porquinhos;
·
Produção do Teatro do Chapeuzinho Vermelho.
RECURSOS
·
Livros;
·
Softwares;
·
EVA;
·
Lápis de cor;
·
Folhas de oficio;
·
Xérox;
·
Papel manilha;
·
CDs;
·
DVDs.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo
contínuo, deve ser integrada ao planejamento, à execução e à conclusão de cada
uma das partes que compõem um Projeto, que irá se articular as avaliações
diagnóstica, formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa.
Cada conteúdo trabalhado, o rendimento
do aluno será avaliado por meio de atividades extras coletivas e individuais,
onde serão atribuídos conceitos de acordo com as atividades propostas,
participação e interesse do aluno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA
, Juvêncio José. Alfabetização e Leitura. São Pualo: Cortez, 1994 –
2,ed. Ver – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor; v 16)
COELHO, Nelly
Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo:
Ática, 1987
_______. Literatura Infantil: teoria, análise,
didática. São Paulo: Ática: 1997.
FERREIRO, Emília. Atualidades de Jean Piaget. Tradução de
Ernani Rosa, Supervisão, consultoria e revisão técnica de Fernando Becker. 1ª
edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Durante o mês de Outubro demos inicio ao nosso projeto "Contos e Encantos", onde realizamos atividade de leituras dos contos, análise dos textos e reescrita.
Os alunos também pintaram desenhos sobre os textos do Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, além de assistir os contos no computador.
Fotos dos alunos fazendo dedoche
Nenhum comentário:
Postar um comentário