segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Contos e Encantos


ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CORALY DE SOUZA FREIRE


GISLAINE ALVES DOMINGUES VIGANÓ
JULIANA UNTI
MARILENE TIBURCIO ANTONANGELO
MARY CRISTINA DE LIMA MENDES









PROJETO CONTOS E ENCANTOS














SALTO GRANDE
2012
INTRODUÇÃO

            O trabalho com contos apresenta aos alunos uma oportunidade de aprender através do imaginário infantil. Toda criança já ouviu algum conto e conhece de memória alguma história de sua preferência.
            A leitura faz parte do cotidiano escolar, sendo que a leitura freqüente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.
A alfabetização deve ser concebida como um processo social, que envolve um conjunto de práticas comunicativas.
Neste sentido, a educação deve ser um momento de prazer, onde o educador valorize as experiências e a criatividade do educando. O saber dizer e o saber fazer são praticados e aprendidos em meio aos interesses da vida da criança, de modo, muitas vezes lúdico, desafiador, construtor de hipóteses e significados.
O Projeto Contos e Encantos têm por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos. A Literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

JUSTIFICATIVA

            Ouvir histórias infantis lidas por adultos, manusear livros, ler para outros colegas são alguns fatores que estimulam e despertam nos alunos o gosto pela leitura e são atividades que devem ser entendida na escola, como construção de significados.
Conhecendo as reais dificuldades de interpretação de textos, o pouco hábito de leitura e as dificuldades de ler observados na sala de aula, criou-se esse projeto, com finalidade de despertar o interesse pela boa literatura e o conhecimento dos nossos autores. Com isso, levando o aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o prazer da leitura, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.

OBJETIVOS

GERAL

·         Propiciar de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.

ESPECÍFICOS

·         Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade; 
·         Conhecer e desenvolver nas crianças as competências da leitura e da escrita;
·         Valorizar os contos literários.

PÚBLICO ALVO

·         2º Anos

 DESENVOLVIMENTO

A leitura é algo imprescindível para a aprendizagem da criança, por isso o incentivo a leitura deve começar desde cedo, primeiro pela família, depois pela escola.
A criança aprende por estímulos e exemplos, por tanto, além de oferecer leitura o professor deve demonstrar o gosto pela leitura, ser um leitor árduo e apaixonado, assim será mais fácil para ele despertar o interesse de seus alunos pela leitura.
Desse modo, durante este Projeto será realizadas as seguintes atividades:
·         Leitura dos clássicos infantis;
·         Produção de textos coletivos;
·         Reescrita do final dos contos;
·         Conhecer os contos clássicos ouvindo e assistindo pelo computador;
·         Visita à biblioteca para leitura dos contos;
·         Roda de leitura na sala de aula;
·         Produção de cartaz de pregas com a história dos Três Porquinhos;
·         Produção do Teatro do Chapeuzinho Vermelho.

RECURSOS

·         Livros;
·         Softwares;
·         EVA;
·         Lápis de cor;
·         Folhas de oficio;
·          Xérox;
·         Papel manilha;
·         CDs;
·         DVDs.

AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo, deve ser integrada ao planejamento, à execução e à conclusão de cada uma das partes que compõem um Projeto, que irá se articular as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa.
Cada conteúdo trabalhado, o rendimento do aluno será avaliado por meio de atividades extras coletivas e individuais, onde serão atribuídos conceitos de acordo com as atividades propostas, participação e interesse do aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA , Juvêncio José. Alfabetização e Leitura. São Pualo: Cortez, 1994 – 2,ed. Ver – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor; v 16)
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. São Paulo: Ática, 1987 
_______. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática: 1997.
FERREIRO, Emília. Atualidades de Jean Piaget. Tradução de Ernani Rosa, Supervisão, consultoria e revisão técnica de Fernando Becker. 1ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2001.






Durante o mês de Outubro demos inicio ao nosso projeto "Contos e Encantos", onde realizamos atividade de leituras dos contos, análise dos textos e reescrita.
Os alunos também pintaram desenhos sobre os textos do Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, além de assistir os contos no computador.










Fotos dos alunos fazendo dedoche

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